Se os anos 80 assistiram a explosão do rock nacional, nos anos 90 foi a vez do rock cristão. Um incontável número de bandas começaram a surgir e no cenário punk não foi diferente. É nesse clima de empolgação, impulsionados por ministérios underground e igrejas mais abertas, musicalmente falando, que surge uma das primeiras bandas de punk rock cristão que se tem notícia. A banda Justa Advertência.
Originários da cidade paulista de Campinas, Christian (baixo), Riuchard (Bateria e Vocal) e Elison (Guitarra e Vocal) traziam para os palcos um Punk Rock/Crossover simples, cru e direto com mensagens fortes e também bem humoradas. Era uma época difícil, pois se de um lado havia a rejeição do público secular ainda precisavam lutar contra o preconceito de dentro das igrejas que não aceitavam e tão pouco compreendiam a proposta dos garotos.
A banda participou da coletânea em LP “O Refúgio do Rock” em 1995 com outras nove bandas. No ano anterior lançou um álbum no formato k-7, que é o objeto desta matéria. Uma curiosidade, além de músico na banda, o baixista Christian também era editor do White Metal Detonation, um dos primeiros zines do rock/metal cristão.
O K-7 Mateus V-30, lançado em 1994 apresenta um panorama bastante completo do som da banda. Com letras fortes e bem humoradas, carregadas de descontentamento com a sociedade. Uma banda cuja mensagem soa muito atual mesmo após tantos anos que depois.
Apesar de pouco tempo de duração, sua existência foi fundamental para a cena e junto com outros grupos da época, abriram caminho para o underground cristão nacional. O Material disponível na internet é bem escasso e distribuído de forma aleatória, mas existe uma playlist no Youtube com quase todas as músicas que estamos disponibilizando aqui.
Justa Advertência Mat-V-30 (Demo-Tape) 1994
Com informações de Luis Augusto Vulcanis