Listamos alguns álbuns que de certa forma foram utilizados como influência por grupos e músicos. Confira como a história foi importante na construção e ajuda da evangelização das tribos no início desses movimentos no Brasil. Acredita-se que em outras partes do Brasil houveram outras influências que ajudaram a disseminar a Verdade na juventude.
Em 1967 nos Estados Unidos, era lançado o álbum “Good News: A Christian Folk Musical” de Bob Oldenburg, uma cantata evangelística que misturava folk, world music, soul e rock. Anos depois o Brasil ganharia influência direta da música texana. Nesta mesma época, explodia na América o “Jesus Movement”, movimento esse oposto ao movimento hippie que pregava sexo, drogas e rock n roll. O Jesus Movement ou Jesus People pregava exatamente a liberdade em Cristo sem drogas, sem sexo, porém com uma música saudável que agradasse a Deus.
Em 1969, o Quarteto Prelúdio com Luiz de Carvalho fez essa que pode ser a primeira versão soul / rock gravada, mesmo ainda sem bateria, guitarras e instrumentos elétricos. “Sunday’s Child” de Bob Oldenburg foi gravada como Domingueiro no disco Agora Sou Feliz (abaixo). Anos depois seria gravada também pelo Coral Jovem de São Paulo, porém com instrumentos elétricos.
1969 – Luiz de Carvalho e Quarteto Prelúdio – Agora Sou Feliz
Ainda em 1969, Otis Skillings lançava o “The Otis Skillings Singers – Young World” um disco mais rock.
1969 – The Otis Skillings Singers – Young World
Em 1970, Otis Skillings lançava o disco “Life” nos EUA, também uma cantata que misturava diversos estilos. Anos depois outros grupos Brasileiros fariam versões das cações deste álbum. Nesta época era comum ver musicais e cantatas em várias partes do mundo.
1970 – Otis Skillings – Life
Em 1971, Vencedores por Cristo, um outro grupo de São Paulo liderado pelo estrangeiro Jaime Kemp gravava seu primeiro LP, antes havia lançado 5 compactos gravando faixas do Otis Skillings. Vencedores por Cristo lançava “Fale de Amor” com uma mensagem bem característica dos movimento paraeclesiásticos.
1971 – Vencedores por Cristo – Fale de Amor
Em 1972, o Coral Jovem de São Paulo, composto por jovens batistas de todos os recantos de São Paulo dirigido pelo Maestro Roger Cole. Formado em Música em Fort Worth, no Texas, Estados Unidos, e dirigiu o Departamento de Música da Convenção Batista de São Paulo.
Conhecidos como os “jovens da onda” se apresentaram em: Titulares da Notícia, na TV Bandeirantes, Canal 13; Música, Divina Música, na TV Cultura, Canal 2; Índio de Ouro, na TV Tupi, Canal 4; Auditório Rui Barbosa, na Universidade Mackenzie; União Cultural Brasil-Estados Unidos; vários colégios e clubes.
A “Cantata Jovem”, escrita por Bob Oldenburg, nos Estados Unidos (“para levar o Evangelho do verdadeiro Jesus Cristo aos jovens fora das igrejas”), já apareceu em várias gravações de “Boas Novas” (Good News) em seu país de origem, e, traduzida pela Professora Joan Sutton do Rio de Janeiro.
1972 – Coral Jovem de São Paulo – Boas Novas
Apresentação do Boas Novas em espaço aberto.
Em 1973, o Coral Jovem de São Paulo lançava o disco “Vida”, versão em português do americano “Life”.
1973 – Coral Jovem de São Paulo – Vida
Uma versão em português feita pelo Grupo Os Ligados, traduzia o álbum “The Otis Skillings Singers – Young World” lançado em 1969 nos EUA. Deste grupo saíram alguns cantores conhecidos, dentre eles a veterana Leninha Ribas.
1973 – Os Ligados – Atual