Whitecross apresenta seu novo vocalista Dave Roberts, respeita o legado de Scott Wenzel e acrescenta 2.0 no nome.
Desde a adolescência, Rex Carroll tinha um desejo interior de formar uma banda de rock que tocaria boa música, mas ao mesmo tempo reservaria toda a honra e louvor a Deus.
Crescendo tocando violão em bandas cover locais, Carroll era bem versado nos sons de todos os grupos de rock dos anos 60 aos 80 e queria criar sua própria versão do som dos anos 80. Um dia, Scott Wenzel foi vê-lo na loja de música local para aulas de violão. Scotty havia iniciado seu próprio grupo de rock cristão, mas não conseguiu encontrar ninguém para tocar violão. Quando ele conheceu Rex, foi um ajuste natural; Scotty tinha um estilo vocal de rock pesado, que era frequentemente comparado ao grupo RATT. Com base nas influências de Rex dos estilos DEEP PURPLE, SCORPIONS, WHITESNAKE e assim por diante, o WHITECROSS nasceu e começou a criar um som de hard rock cheio de vocais violentos e guitarras em chamas.
Quando o primeiro álbum foi lançado na primavera de 1987, ninguém tinha ideia do que faria tão bem quanto ele. Todas as lojas de varejo nos Estados Unidos ficaram sem estoque e estavam reordenando o álbum o mais rápido possível. E assim, a banda começou a tocar em todo o país todo fim de semana. Então, Steve Taylor ligou e convidou a banda para abrir sua turnê na primavera de 1988. Uma vez que isso aconteceu, havia muitos convites para shows, a banda estava basicamente em turnê em tempo integral. A premissa do grupo era sempre fazer um ótimo show de rock and roll; então Scotty daria uma mensagem e um convite para as pessoas encontrarem a salvação através de Jesus Cristo com uma simples “oração do pecador”.
Nunca foi fácil e sempre difícil. Dirigir pelo país em uma velha van Chevy e revezar-se durante a noite para chegar ao próximo show e nunca havia dinheiro suficiente para sobreviver. Mas houve alguns pontos altos ao longo do caminho: tocar no teatro Roxy em Hollywood no outono de 88, ser a atração principal do festival Cornerstone em 1990, ser o primeiro grupo de rock cristão a visitar a Cidade da Guatemala em 89 e sempre ver vidas mudadas pelo poder do evangelho.
Depois de 34 anos juntos, a banda estava em uma encruzilhada. Objetivos diferentes, personalidades diferentes e direções diferentes finalmente pediram uma separação dos caminhos entre Rex e Scott.
O novo vocalista Peter Stenlund foi recrutado para trazer uma nova atitude e um novo som. A incrível viagem de 2019 a Nagaland, na Índia, foi uma confirmação total da nova direção e portanto, este será o novo estilo da banda para o futuro próximo. A banda em si soa melhor do que nunca, mas a missão não mudou. Ou seja, honrar a Deus através na grande música melódica de hard rock e alcançar um mundo desesperado com uma mensagem de boas novas através da fé em Jesus Cristo.
Por um tremendo respeito pela história da banda e pelas enormes contribuições de Scott Wenzel, o acordo unânime da banda é honrar o legado do WHITECROSS, referindo-se à nova versão um pouco diferente. Portanto, a nova formação de banda será chamada de:
WHITECROSS 2.0
A mesma banda, os mesmos caras, as mesmas músicas e o novo vocalista estão aqui para agitar o seu mundo! Na verdade, eles estão escrevendo novas músicas para um novo álbum gravando neste verão – fique ligado!
Foi uma corrida incrível desde o início até agora, e o WHITECROSS 2.0 continua avançando em novas coisas! Vir ao Capstone Festival será fantástico para a banda, e está a toda velocidade a partir daí. Lembre-se de orar pela banda enquanto eles buscam cumprir o chamado de Deus em suas vidas para usar sua música para espalhar a palavra ao redor do mundo e não deixe de vê-los quando estiverem em sua cidade! As melhores bênçãos de Deus para todos vocês! – WHITECROSS 2.0
WHITECROSS online: www.facebook.com/Whitecrossmusic