Uma das mais importantes bandas de rock cristão do Brasil, Livre Arbítrio fez seu nome na história da música cristã nacional com 5 álbuns lançados, um deles acústico. A banda passou por várias fases acompanhando o gospel de perto. Uma das grandes apresentações aconteceu no SOS da Vida em 1993 no Estádio do Pacaembu, momento altíssimo do rock gospel onde se apresentaram as bandas Bride, Fighter, Fruto Sagrado, Oficina G3, Resgate, Kstsbarnea e outros nomes para mais de 40 mil pessoas. A banda também chegou a se apresentar em outras edições do evento.
No final dos anos 80 a então banda “Salvo Conduto” precisava de um novo nome pois já havia outras bandas homônimas, então, após exaustiva reunião para dar um novo nome ao grupo, o guitarrista Raphael Costa falava algo sobre o Livre arbítrio do cristão, então o baterista Ricardo Alves disse: – É isso!! “Livre Arbítrio” esse vai ser o nome da banda! E todos concordaram!
A filosofia principal da banda no momento de sua formação era de fazer rock sem nenhum rótulo e evangelizar através da convivência e da música. A banda tocava em shows de rock pela cidade de Brasília, junto com punks, skinheads, roqueirosk, urbanos, mpbs, obtendo espaço no cenário musical da cidade.
No final da década de 80, com um repertório autoral, decidem então gravar seu primeiro LP. Após conseguir patrocínio, o grupo parte para São Paulo onde grava Corsário do Rei, seu disco de estreia, porém, sem divulgá-lo à princípio. A gravadora Gospel Records logo faria uma proposta à banda, divulgando o trabalho do grupo em todo o pais, obtendo assim, uma ótima aceitação do público.
Nos anos seguintes, o grupo lançou mais álbuns, como Liberdade de Expressão, Acústico, Volta, e Nunca Só.
Depois de alguns anos de inatividade, a banda voltou com nova formação às atividades em março de 2014.
Discografia:
1991: Corsário do Rei
1994: Liberdade de Expressão
2000: Acústico
2005: Volta
2012: Nunca Só
www.facebook.com/bandalivrearbitrio