Nós do Templo Metal priorizamos bandas com visão missionária, de fato faz o som com o objetivo de resgatar e plantar o evangelho de Cristo. Vamos ao nosso bate-papo inbox com Nill Meksa (guitarra e voz) do grupo Big Graça. Parte desta entrevista também estará em breve em nossa revista pocket.
A banda está completando 6 anos, nos explica um pouco como vem sendo feito o trabalho nesses anos iniciais de banda.
Bom, conheci o Daniel baterista na primeira igreja que frequentei, mas logo troquei de igreja e perdemos o contato. Uns três anos depois nos encontramos sem querer num restaurante e montamos a banda. Fácil assim (sqñ)??. O Daniel chamou o Zé e começamos fazendo versões blues pra hino da Harpa, Carmem Silva, Feliciano Amaral e por aí vai. Logo apareceram as composições próprias.
O som e o estilo da banda traz um blues rock anos 60 com hinos até da Harpa Cristã. Talvez seja difícil encontrar grupos cristãos neste estilo. Qual a identificação da banda por esse estilo?
Nos meus tempos mundanos e ímpios tive uma banda de rockabilly que fez um certo sucesso nos undergrounds da vida. O Zé gostou da influência e em pouco tempo arrumou um rabecão e aprendeu as técnicas. A influência do blues é do Daniel. Seus bisavós plantavam algodão no Mississipi (brincadeira).
Vocês se apresentam muito em ruas movimentadas, onde tem pessoas sedentas de uma mensagem diferente. Fazer o ide neste formato é gratificante ou um palco faz toda a diferença?
Definitivamente RUA. Palco é muito legal, faz bem pro ego, mas é na calçada que o evangelismo acontece. Já paramos música no meio pra orar com uma pessoa, tem gente que passa e dá um abraço, podemos distribuir os evangelhos com mais facilidade (distribuímos livretos do Evangelho de João), enfim… gostamos mesmo da rua.
Vocês gravaram o primeiro disco e toda a renda foi destinada a compra de Bíblias. Como tem sido o trabalho nas missões urbanas?
Nada do dinheiro que entra fica pra gente. Cada um tem o seu emprego e tudo que entra pra banda na venda de CDs ou ofertas que ganhamos das igrejas vai para a compra de material evangelístico ou para manutenção de algum equipamento quando necessário. Optamos por distribuir o Evangelho de João da SBB. É a pura e simples Palavra de Deus, sem oração de pecador, dez passos pra ir pro céu, nada disso. Só a pura e eficaz Escritura.
É importante ter esse toque de humor e fazer com que essa liberdade contagie para as pessoas. Nos conta qual a “graça” que tem, sair de casa pra estar nas ruas pregando as boas novas de Cristo.
A gente faz por vocação. Somos de igrejas diferentes, então quando vamos evangelizar, não vamos fazer propaganda de nenhuma denominação. Apenas de Cristo. Não temos pretensão de “ganhar almas” porque entendemos pela Palavra que é o Espírito Santo que de fato ganha as almas. Somos apenas instrumentos dEle. E esse entendimento traz uma leveza muito grande. Fazemos o que gostamos, com prazer, confiantes de que Deus está no controle de todas as coisas. O bom humor é consequência disso.
O disco “Dois” já foi lançado, nos conte quais novidades vem neste álbum e como está sendo distribuído.
Este CD está melhor trabalhado do que o primeiro, afinal estamos mais experientes (o primeiro foi gravado em 2015). Uma novidade foi a participação do cantor Stenio Marcius que canta a música de sua autoria “Toda Lágrima” junto com o Daniel. Já tem um clipe no YouTube. Foi um privilégio porque somos grandes admiradores do Stenio, grande músico e poeta.
Pra finalizar nosso papo, parabéns pelo excelente desenvolvimento desta obra, o cenário cristão precisa de mais bandas como a de vocês. Deixa um recado para novas bandas ou bandas que tem dúvidas a respeito de um trabalho missionário como o de vocês.
Em primeiro lugar queremos agradecer a oportunidade que nos está sendo dada pelo pessoal do Templo Metal. Que Deus seja com vocês sempre. O recado pra galera que está começando com evangelismo, na verdade é um desafio: leia o discurso de Pedro em Atos 2. Ele não falou sobre sonhos, conquistas, não disse que Deus tem um plano maravilhoso na sua vida. Ele citou as Escrituras, falou de Jesus Cristo e chamou todos ao arrependimento. O resultado foi quase 3000 almas acrescentadas. Cante a Bíblia, fale sobre ela, não invente. Não desanime se não vir frutos imediatos. Lembre-se que um planta e outro colhe. De vez em quando, Deus nos deixa ver alguns resultados pra nos incentivar. Vamos em frente. Um abração.
www.facebook.com/biggraca