Jefferson Modena, que é guitarrista do meio metal cristão em Manaus também é atleta da modalidade Drift Trike. Ele foi um dos escolhidos para o revezamento da Tocha Olímpica na sua cidade. Confira matéria publicada pela Nissan, um dos patrocinadores do evento esportivo no Rio de Janeiro.
Manaus – Um atrevido triciclo a pedal, produzido em Manaus por um estudante de automação industrial, roubou a cena no revezamento hoje nas ruas de Manaus. Jefferson Soares Modena conduziu a tocha Olímpica em sua Drift Trike, um veículo de três rodas que tem como principal característica permitir se fazer curvas em alta velocidade deslizando de lado, exatamente o grande momento das corridas deste esporte radical criado na Nova Zelândia em meados de 2008.
No trecho que conduziu a tocha, Jefferson não pode radicalizar, mas, mesmo assim, o momento ficou marcado pela emoção. “Nunca poderia imaginar que teria este reconhecimento. Foi emocionante e incrível poder representar o esporte neste revezamento, ainda mais com a recepção calorosa que tive”, contou sorridente Jefferson logo após passar a chama Olímpica para outro condutor na sequência do revezamento.
Um momento que fez Jefferson relembrar do começo de tudo, nas férias letivas de 2012, quando ele e um amigo encontraram nas redes sociais vídeos sobre a Drift Trike, após uma busca sobre esportes radicais. Era uma modalidade até aquele momento não muito praticada no Brasil e desconhecida pelos amazonenses, mas o estudante decidiu ir além e começou a montar alguns protótipos com base nos vídeos.
Os protótipos ganharam as ruas de Manaus e as Drift Trike não pararam de conquistar fãs e adeptos. Tanto que, atualmente, com o crescimento do esporte, a Prefeitura de Manaus até fecha uma rua da cidade aos domingos para atender aos fãs de esportes de adrenalina.
No desenvolvimento de sua Drift Trike, sem saber, o estudante coloca em prática algumas bases parecidas com as que a japonesa Nissan usa no seu conceito de Mobilidade Inteligente. O triciclo é simples, mas tem o que seu condutor precisa para, com segurança, agilidade e dirigibilidade, aproveitar ao máximo a interação com o “veículo” e ter prazer ao conduzi-lo. E oferecer nos carros equipamentos que realmente serão usados no dia a dia, com segurança, conforto e tecnologia, resume exatamente o conceito de Mobilidade Inteligente, que está presente, por exemplo, no Nissan Kicks novo crossover mundial da marca japonesa que será lançado no Brasil no dia 5 de agosto, mas já acompanha em primeira mão o revezamento da tocha Olímpica e é o carro oficial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O reconhecimento do atrevimento de Jefferson em desenvolver a Drift Trike e ajudar a disseminar o esporte, fez a Nissan indica-lo para ser condutor da tocha Olímpica em Manaus, com seu triciclo como companheiro. Uma experiência que animou o estudante a pensar nos próximos passos. “Quero continuar com o projeto, produzindo mais trikes, e vou treinar mais para representar o Brasil em competições internacionais”, afirmou.