Um grupo de heavy metal está usando o ecumenismo para aproximar palestinos e israelenses. A banda Orphaned Land, de Israel, tenta atrair fãs não só de seu país, mas de vários lugares do Oriente Médio.
Nas redes sociais do grupo aparecem judeus, muçulmanos e cristãos, de países como Líbano, Síria, Turquia e Irã. Uma revista iraniana de rock chegou a dedicar sua capa a banda, em 2010.
Segundo especialista, o segredo do sucesso da banda é a “fusão do heavy metal com instrumentos tradicionais, melodias e ritmos do Oriente Médio”, escreve o comentarista israelense Roi Ben-Yehuda. Ele explica ainda que o Orphaned Land usa em suas letras trechos da Torá, do Novo Testamento e do Corão, numa “visão ecumênica de espiritualidade”.
Em um dos shows, Johanna Fakhri, dançarina libanesa, apresentou-se com a bandeira de seu país, lado a lado da bandeira de Israel (veja no vídeo abaixo).
Depois desse show, o Orphaned Land vem acompanhando artistas da Tunísia e da Argélia para fazer, nas palavras de Ben-Yehuda, “a primeira turnê de heavy metal judaico-islâmica de que se tem notícia”. Como diz a página dos fãs da banda na internet: “O Orphaned Land é bem-sucedido onde os políticos fracassam!”. Será?
Fonte: Estadão